Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1287
Título: | A trajetória educacional e profissional dos egressos do Sistema de Cotas para Afrodescendentes |
Autor(es): | Camargo, Mônica Nogueira. |
Orientador(ra): | Ide, Maria Helena de Souza |
Membro(s) Banca: | Alves, Maria Railma Abreu, Ilva Ruas Santos, Gilson Cássio de Oliveira |
Palavras-chave: | Raça;Ações afirmativas – Ensino Superior;Egressos;Afrodescendentes – Cotas |
Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
Subárea: | Servico Social |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | A presente pesquisa - A trajetória educacional e profissional dos egressos do sistema de cotas para afrodescendentes – investiga as trajetórias percorridas por tais egressos e os possíveis efeitos dessas transformações sobre os contextos de titulação e inserção profissional. No intuito de responder a esses questionamentos, defini como objetivo geral analisar a trajetória educacional e profissional dos egressos afrodescendentes da UNIMONTES. Em decorrência dessa intencionalidade, seus objetivos específicos foram assim formulados: verificar a contribuição do ensino superior, possibilitada pelo sistema de cotas afrodescendente, para a inserção no mercado de trabalho e continuidade nos estudos; conhecer os motivos que levaram os participantes a ingressar no ensino superior através das ações afirmativas; analisar os processos de acesso e permanência do sistema de cotas afrodescendente (carente) na UNIMONTES; verificar se o estudante sofreu práticas discriminatórias na Universidade e como reagiu perante as mesmas; compreender a relação entre as expectativas iniciais e as contribuições do ensino superior para a superação das desigualdades raciais. No que se refere à metodologia, foram utilizadas a qualitativa e a quantitativa. A primeira concerne às abordagens sobre os aspectos teóricos da questão racial brasileira e ações afirmativas no ensino superior. Também foi utilizada a análise documental, quando da pesquisa de documentos institucionais internos da UNIMONTES. A metodologia quantitativa garantiu a precisão dos resultados e a sua interpretação. Como instrumento para coleta de dados, foi enviado um questionário com 39 questões para 45 egressos que aceitaram participar desta pesquisa. Os resultados identificaram elevada proporção de egressos inseridos no mercado de trabalho e atuando na mesma área de formação. Ademais, proporcionaram informações sobre renda, trabalho antes e depois da conclusão do curso superior, continuidade dos estudos, racismo, preconceito e discriminação. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1287 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Camargo, Mônica Nogueira_A trajetória educacional e_2018.pdf | 757,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.