Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1418
Título: | O teletrabalho na educação a distância do Instituto Federal do Norte de Minas: uma análise crítica |
Autor(es): | Câmara, Alessandro Fonseca |
Orientador(ra): | Ferreira, Maria da Luz Alves |
Membro(s) Banca: | Amorim, Mônica Maria Teixeira Martins, Antônio Carlos Soares |
Palavras-chave: | Teletrabalho - Educação a distância – Análise crítica;Teletrabalho - Tutor;Reconhecimento;Dimensão – Tempo – Espaço;Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG |
Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
Subárea: | Servico Social |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | O surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias de informação, comunicação e mídias reconfiguram as formas de trabalho tradicionais executadas fisicamente de forma presencial para outras formas de trabalho virtuais e não presenciais. Nessa esteira, surge a discussão sobre o teletrabalho dentro do ambiente da educação a distância. O objetivo deste estudo é analisar as condições de trabalho e especificidades implicadas no teletrabalho empreendido na educação a distância do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, que é uma instituição pública de ensino cuja área de abrangência representa 42% do Estado de Minas Gerais. A oferta de EaD no IFNMG conta com o teletrabalho de tutores, estes compõem o objeto de informações da empiria deste trabalho. A abordagem metodológica parte de uma perspectiva quali-quantitativa, havendo preponderância de dados quantitativos, coletados por meio de questionário eletrônico, submetido a 100 participantes, com 75 respondentes. O estudo ainda contou com o apoio de procedimentos metodológicos de pesquisas documentais, bibliográficas, bibliométricas e estatísticas descritivas para fundamentação teórica e análise dos achados. A dissertação foi estruturada em três capítulos sendo os dois primeiros, o desenvolvimento teórico sobre o tema central e caracterização da instituição e seus atores, já o terceiro capítulo, dedicado à sumarização, interpretação e análise dos dados, possibilitando, ao final do trabalho, uma concepção geral sobre o teletrabalho, bem como as características do teletrabalho dos tutores, formas de reconhecimento na modalidade de teletrabalho, as condições e especificidades do teletrabalho empreendido na Educação a Distância do IFNMG. A discussão teórica foi pautada principalmente nas obras de Daniel Mill, Ricardo Antunes, Giovane Alves e Axel Honnet. O estudo teve como pano de fundo a pandemia da Covid-19, em que houve a ampliação e aceleração do teletrabalho em todo o globo. Esses aspectos foram discutidos no corpo do trabalho. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1418 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Câmara, Alessandro Fonseca_O teletrabalho na educação_2022.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.