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Título: O teletrabalho na educação a distância do Instituto Federal do Norte de Minas: uma análise crítica
Autor(es): Câmara, Alessandro Fonseca
Orientador(ra): Ferreira, Maria da Luz Alves
Membro(s) Banca: Amorim, Mônica Maria Teixeira
Martins, Antônio Carlos Soares
Palavras-chave: Teletrabalho - Educação a distância – Análise crítica;Teletrabalho - Tutor;Reconhecimento;Dimensão – Tempo – Espaço;Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2022
Resumo: O surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias de informação, comunicação e mídias reconfiguram as formas de trabalho tradicionais executadas fisicamente de forma presencial para outras formas de trabalho virtuais e não presenciais. Nessa esteira, surge a discussão sobre o teletrabalho dentro do ambiente da educação a distância. O objetivo deste estudo é analisar as condições de trabalho e especificidades implicadas no teletrabalho empreendido na educação a distância do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, que é uma instituição pública de ensino cuja área de abrangência representa 42% do Estado de Minas Gerais. A oferta de EaD no IFNMG conta com o teletrabalho de tutores, estes compõem o objeto de informações da empiria deste trabalho. A abordagem metodológica parte de uma perspectiva quali-quantitativa, havendo preponderância de dados quantitativos, coletados por meio de questionário eletrônico, submetido a 100 participantes, com 75 respondentes. O estudo ainda contou com o apoio de procedimentos metodológicos de pesquisas documentais, bibliográficas, bibliométricas e estatísticas descritivas para fundamentação teórica e análise dos achados. A dissertação foi estruturada em três capítulos sendo os dois primeiros, o desenvolvimento teórico sobre o tema central e caracterização da instituição e seus atores, já o terceiro capítulo, dedicado à sumarização, interpretação e análise dos dados, possibilitando, ao final do trabalho, uma concepção geral sobre o teletrabalho, bem como as características do teletrabalho dos tutores, formas de reconhecimento na modalidade de teletrabalho, as condições e especificidades do teletrabalho empreendido na Educação a Distância do IFNMG. A discussão teórica foi pautada principalmente nas obras de Daniel Mill, Ricardo Antunes, Giovane Alves e Axel Honnet. O estudo teve como pano de fundo a pandemia da Covid-19, em que houve a ampliação e aceleração do teletrabalho em todo o globo. Esses aspectos foram discutidos no corpo do trabalho.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1418
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