Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1748
Título: Conhecimentos didático-matemáticos de futuros professores de matemática sobre educação financeira
Autor(es): Batista, Lucas Athadeu Silva
Orientador(ra): Santos, Edson Crisostomo dos
Macêdo, Josué Antunes de
Membro(s) Banca: Januario, Gilberto
Reis, Frederico da Silva
Palavras-chave: Didática;Professores de Matemática – Formação;Conhecimentos didático-matemáticos;Educação financeira
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 30-Mar-2021
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar os conhecimentos didático-matemáticos mobilizados por futuros professores de Matemática participantes de uma oficina, na qual foi desenvolvida uma sequência de atividades; constituída por cinco tarefas centradas, principalmente, em temas relacionados à Educação Financeira na perspectiva da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de um estudo documental baseado no estado do conhecimento das investigações realizadas no contexto dos conhecimentos de professores de Matemática, e de uma análise de conteúdo relativa aos conhecimentos mobilizados sobre Educação Financeira, por uma amostra de estudantes da licenciatura em Matemática de duas instituições públicas de ensino superior do Norte de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada durante o desenvolvimento das tarefas, na modalidade de ensino remoto, com atividades síncronas e assíncronas realizadas em pequenos grupos e, posteriormente, compartilhadas/discutidas em sessões plenárias com todos os participantes. Os dados foram coletados por meio das vídeo-gravações pelo Google Meet e de postagens de algumas atividades e/ou soluções/respostas de tarefas no Google Classroom. O principal marco teórico utilizado consiste no modelo de Conhecimentos Didático-Matemáticos (CDM), desenvolvido no âmbito do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e Instrução Matemática (EOS). Dentre as principais conclusões, ressaltamos que as publicações especializadas realizadas no Brasil sobre conhecimentos de professores que ensinam Matemática revelam a relevância do tema para a comunidade científica, a falta de consenso sobre os critérios a serem utilizados para categorização dos conhecimentos didáticos e matemáticos dos professores, a potencialidade do desenvolvimento de pesquisas que articulem as temáticas Conhecimentos Didático-Matemáticos e Educação Financeira, particularmente no que se refere a investigar como esses conhecimentos são produzidos/mobilizados no contexto da formação de professores de Matemática da Educação Básica.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1748
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Batista, Lucas Athadeu Silva_Conhecimentos didático-matemáticos_2021.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.