Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1748
Título: | Conhecimentos didático-matemáticos de futuros professores de matemática sobre educação financeira |
Autor(es): | Batista, Lucas Athadeu Silva |
Orientador(ra): | Santos, Edson Crisostomo dos Macêdo, Josué Antunes de |
Membro(s) Banca: | Januario, Gilberto Reis, Frederico da Silva |
Palavras-chave: | Didática;Professores de Matemática – Formação;Conhecimentos didático-matemáticos;Educação financeira |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 30-Mar-2021 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar os conhecimentos didático-matemáticos mobilizados por futuros professores de Matemática participantes de uma oficina, na qual foi desenvolvida uma sequência de atividades; constituída por cinco tarefas centradas, principalmente, em temas relacionados à Educação Financeira na perspectiva da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de um estudo documental baseado no estado do conhecimento das investigações realizadas no contexto dos conhecimentos de professores de Matemática, e de uma análise de conteúdo relativa aos conhecimentos mobilizados sobre Educação Financeira, por uma amostra de estudantes da licenciatura em Matemática de duas instituições públicas de ensino superior do Norte de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada durante o desenvolvimento das tarefas, na modalidade de ensino remoto, com atividades síncronas e assíncronas realizadas em pequenos grupos e, posteriormente, compartilhadas/discutidas em sessões plenárias com todos os participantes. Os dados foram coletados por meio das vídeo-gravações pelo Google Meet e de postagens de algumas atividades e/ou soluções/respostas de tarefas no Google Classroom. O principal marco teórico utilizado consiste no modelo de Conhecimentos Didático-Matemáticos (CDM), desenvolvido no âmbito do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e Instrução Matemática (EOS). Dentre as principais conclusões, ressaltamos que as publicações especializadas realizadas no Brasil sobre conhecimentos de professores que ensinam Matemática revelam a relevância do tema para a comunidade científica, a falta de consenso sobre os critérios a serem utilizados para categorização dos conhecimentos didáticos e matemáticos dos professores, a potencialidade do desenvolvimento de pesquisas que articulem as temáticas Conhecimentos Didático-Matemáticos e Educação Financeira, particularmente no que se refere a investigar como esses conhecimentos são produzidos/mobilizados no contexto da formação de professores de Matemática da Educação Básica. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1748 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Batista, Lucas Athadeu Silva_Conhecimentos didático-matemáticos_2021.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.