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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/424
Título: | O conhecimento da história local como recurso para o letramento literário: Leocádia – história de uma menina, retrato de uma época |
Autor(es): | Aguiar, Maria Simara de |
Orientador(ra): | Penido, Luiz Henrique Carvalho |
Membro(s) Banca: | Penido, Luiz Henrique Carvalho |
Palavras-chave: | Literatura e história;Resgate da memória;Leitura por prazer |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 26-Mai-2021 |
Resumo: | A literatura e a história sempre se mantiveram bastante próximas. Apesar de cada uma demarcar bem o seu campo de atuação, elas são interdependentes, ou seja, não dá para se falar em literatura sem levar em consideração o momento histórico em que determinada obra foi produzida, como também a época e o estilo de vida que ela representa. Com a história não é diferente, pois são feitos diálogos constantes com a literatura. O presente trabalho pretende partir do romance Leocádia, de Elísio Cardoso Guimarães, uma obra que é, na verdade, o registro de uma narrativa oral, resgatada da memória dos antigos guanambienses, a qual retrata os costumes da sociedade do final do século XIX, período em que os grandes latifundiários eram mais que patrões de seus pobres agregados e ex-escravos: eles eram seus “donos” e seus “senhores”. Nessa atmosfera de poder, na qual prevalecia a lei do mais forte, começou a se formar a vila Beija-flor, atualmente município de Guanambi-BA. Dessa forma, pretendemos partir do que, de algum modo, já é parte das vivências dos estudantes locais a fim de mostrarlhes que a literatura é viva e está presente no cotidiano das pessoas. Então, a partir desse romance histórico, pretendemos despertar o gosto/prazer pela leitura para, em seguida, apresentar outras obras para leitura, com o intuito de oportunizar/proporcionar o letramento literário. Com esse propósito, a pesquisa adotou, como embasamento, estudos acerca de leitura, letramento e literatura de teóricos como Antoine Compagnon (1999), Antonio Candido (2012), Marisa Lajolo (1993), Regina Zilberman (2008) e Rildo Cosson (2007). A fundamentação sobre história, memória e esquecimento está pautada nos estudos de Jacques Le Goff (1990), Paul Ricoeur (2007) e Yves Reuter (1996), já a discussão sobre o surgimento e a importância do romance histórico apoia-se em György Lukács (2011). |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/424 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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