Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/431
Título: Letramentos: utilização de estratégias de leitura de gêneros textuais numa perspectiva interacionista para o desenvolvimento da proficiência leitora de uma amostra de alunos do ensino fundamental II
Autor(es): Silva, Daiane Gomes da
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Palavras-chave: Gêneros textuais;Estratégias de leitura;Compreensão leitora;Letramentos
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 25-Jun-2020
Resumo: A partir da observação empírica e análises dos resultados dos alunos nas atividades de leitura e avaliações sistêmicas de compreensão de textos, detectamos a necessidade de elaborar e executar um projeto pedagógico de intervenção com intuito de sanar ou diminuir as deficiências dos alunos no processo de leitura compreensiva. Nossa pergunta de trabalho foi: o ensino da leitura, na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD), por meio de estratégias de leitura de gêneros textuais em circulação no contexto real de vivência do aluno, proporciona o envolvimento efetivo e o desenvolvimento de habilidades de leitura necessárias à formação de um sujeito letrado? Para responder ao questionamento apresentado, nosso objetivo geral foi o de evidenciar a utilização de estratégias na prática de leitura e compreensão de gêneros textuais como meio de melhoria da proficiência leitora necessária aos letramentos. Foram também definidos os objetivos específicos nos planos teórico, prático e metodológico. A ancoragem teórica foi, entre outros, nos postulados de Bakhtin (2003), Marcuschi (2008, 2010, 2011), Bronckart (2012), Koch e Elias (2017), Solé (1998), Soares (2003), Kleiman (1995, 1997, 2002), Rojo (2004). Utilizamos o método da pesquisa-ação de delineamento qualitativo. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de 8.º do Ensino Fundamental, ingressantes em março de 2019, na Escola Municipal Rozenda Zane Moraes de Montes Claros/MG. Os dados do diagnóstico foram coletados por meio de questionário e teste de leitura, foram descritos e analisados tendo em vista os objetivos de pesquisa. Os resultados obtidos com o trabalho realizado possibilitaram-nos afirmar que a utilização das estratégias de leitura favoreceram avanço significativo no que concerne ao conhecimento dos alunos acerca dos gêneros trabalhados e, sobretudo, ao comportamento que um leitor ativo deve ter diante do material linguístico para compreendê-lo e, assim, desenvolver os letramentos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/431
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANE GOMES DA SILVA.pdfLetramentos: utilização de estratégias de leitura de gêneros textuais numa perspectiva interacionista para o desenvolvimento da proficiência leitora de uma amostra de alunos do ensino fundamental II5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.