Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/434
Título: A utilização do lúdico como ferramenta pedagógica para ampliação do léxico e desenvolvimento das habilidades leitora e escritora
Autor(es): Lima, Aretuza Ladeia
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: Mota, Maria Alice
Palavras-chave: Ludicidade;Competência lexical;Habilidades leitora e escritora
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 3-Mai-2019
Resumo: Este texto tem como objetivo principal, com base em diagnóstico feito em uma turma de 8.º ano do Ensino Fundamental II, apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que utilize o lúdico como ferramenta pedagógica para ampliação do léxico e, consequentemente, o desenvolvimento das a habilidades leitora e escritora, visto que o léxico representa um componente básico da língua, essencial à organização interna dos textos e à atividade sociocomunicativa. A nossa hipótese é a de que o desenvolvimento de atividades que sejam direcionadas para além da metalinguagem e voltadas para o lúdico poderá levar esses alunos a se inserirem num processo em que o mais importante seja a construção de sentidos dos textos, oportunizando o aprimoramento das competência leitora e escritora. Assim, metodologicamente, pretende-se utilizar a pesquisa-ação, usando os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa etnográfica. Os resultados das atividades diagnósticas confirmaram que uma das dificuldades apresentadas pelos alunos nas produções escritas diz respeito à baixa competência lexical. Por meio da proposta de intervenção com atividades reflexivas proporcionadas pelos jogos pedagógicos pudemos verificar, durante todo o processo um aumento de interesse e motivação dos alunos para a realização das atividades propostas. Houve significativa melhora na qualidade da participação dos alunos nas aulas de língua portuguesa, uma maior concentração com consequentemente utilização maior do tempo de aula. Dessa forma, destacamos também uma melhora na disciplina, devido ao pouco tempo de ociosidade. Ao final foi possível verificar que houve uma ampliação do escopo lexical dos alunos, já que foram capazes de usar com propriedade, em outros contextos, os vocábulos e expressões com os quais lidaram durante as etapas da intervenção.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/434
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marinalva.pdf4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.