Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/441
Título: | Uma análise multimodal de cartaz de filmes no ensino fundamental |
Autor(es): | Abreu, Edvânia Alexandre de |
Orientador(ra): | Lima, Maria da Penha Brandim de |
Membro(s) Banca: | Lima, Maria da Penha Brandim de |
Palavras-chave: | Multiletramento;Cartazes de filmes;Gramática do Design visual |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 1-Jul-2020 |
Resumo: | A sociedade está cada vez mais midiática, o que demanda uma educação mais crítica, que construa competências comunicativas frente ao novo funcionamento da linguagem. Isso implica repensar o ensino da Língua Portuguesa, a partir de novas concepções de leitura. Partindo dessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo é evidenciar a construção de sentidos, no gênero cartaz de filme, por meio de uma análise multimodal, para o desenvolvimento do letramento. O estudo ancora-se nas fundamentações teóricas da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), bem como nos pressupostos teóricos de Silva (2015), Aguiar (2013), Moraes (2011), Rojo (2012), Thiollent (1988), Soares (2004), entre outros, no que diz respeito ao letramento visual. A pesquisa empreendida justifica-se pela necessidade de fomentar o interesse pela leitura, no contexto de ensino de uma turma de 9º ano de uma Escola Estadual de Minas Gerais, frente a uma realidade na qual há pouco interesse pela leitura de textos verbais e encantamento perceptível por textos visuais. Este trabalho partiu do intuito de responder quais são as contribuições de uma prática de leitura do gênero cartaz de filme, na perspectiva de melhorar a proficiência leitora dos alunos, e, de modo específico, verificar as habilidades e as competências leitoras em relação a textos multimodais, em especial, no gênero cartaz de filmes. Nessa medida, partimos da hipótese de que a exploração de gêneros multimodais, objetivando incentivar a leitura de textos de caráter híbrido, promoveria a consolidação de competências comunicativas que possibilitariam aos alunos uma atuação social crítica e autônoma. A metodologia deste estudo seguiu orientação da pesquisa-ação, numa perspectiva de abordagem qualitativa, em que, no que diz respeito aos instrumentos de investigação, utilizamos questionários de observação e procedimentos de leitura crítica de textos visuais. Como proposta pedagógica, apresentamos uma sequência didática voltada para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/441 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDVÂNIA ALEXANDRE DE ABREU.pdf | 7,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.