Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/450
Título: | As tirinhas da Mafalda como recurso didático para a formação leitora crítico-reflexiva de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Botelho, Luana Soares |
Orientador(ra): | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Membro(s) Banca: | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Palavras-chave: | Análise do discurso;Tirinhas da Mafalda - Gênero discursivo;Letramento crítico;Teoria da Multimodalidade |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 15-Jun-2020 |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de evidenciar as contribuições da leitura do gênero discursivo tirinha para a formação de leitores críticos e reflexivos. De modo específico, pretendeu-se explorar os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, da Teoria da Multimodalidade, da leitura e de suas estratégias; diagnosticar o nível de leitura de tirinhas de uma amostra de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Dilma Quadros; elaborar e desenvolver planos de leitura, a partir das tirinhas da Mafalda, de forma a proporcionar a compreensão leitora crítico-reflexiva dos estudantes; descrever e avaliar os efeitos de atividades de leitura de tirinhas da personagem, desenvolvidas em sala de aula, além de organizar e publicar planos de atividades de leitura das tirinhas trabalhadas durante a intervenção pedagógica. A ancoragem teórica teve como base os preceitos teóricos de Orlandi (2001a) e (2001b), Gregolin (2003), Bakhtin (2014), Kersch, Coscarelli e Cani (2016), Nicolau (2007), Kleiman (1997), Silva (2009) e Solé (1998), entre outros. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi qualitativa e o método, pesquisa-ação participante. Foi possível responder que as tirinhas da Mafalda, trabalhadas com alunos do 9º ano do ensino fundamental, conforme os pressupostos da Análise do Discurso, podem se constituir como um recurso didático para a formação de leitores críticos e reflexivos, confirmando, dessa forma, a hipótese aventada. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/450 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUANA SOARES BOTELHO.pdf | 4,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.