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Título: Tirinhas na sala de aula: uma proposta de intervenção para o desenvolvimento da competência leitora
Autor(es): Vasconcelos, Cláudia Bahia Ribeiro.
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Oliveira, Ramony Maria Silva Reis
Veloso, Geisa Magela
Palavras-chave: Competência leitora;Leitura de tirinhas;Estratégias de leitura
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 27-Mar-2019
Resumo: Apresentação dos resultados da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras com a finalidade de responder quais são os efeitos de um trabalho interventivo de leitura do gênero tirinhas, para o desenvolvimento da competência leitora de uma amostra de alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. Teve como objetivo geral descrever as contribuições de um projeto de intervenção de leitura compreensiva do gênero tirinhas, impressas e digitais, para o desenvolvimento da competência leitora dos participantes da pesquisa e especificamente, além de explorar conhecimentos referentes à Linguística Textual e ao Interacionismo Sociodiscursivo, sobre leitura, leitura de gêneros textuais especificamente, leitura de tirinhas, apresentar diagnóstico de leitura dos alunos, elaborar e desenvolver plano de ação para o desenvolvimento da leitura. A motivação surgiu da constatação de dificuldades de leitura, primeiramente de forma empírica, como professora da escola, da análise dos dados das avaliações sistêmicas e, posteriormente, da comprovação das dificuldades por meio de diagnóstico realizado com a turma. Fundamentaram teoricamente a investigação estudos da Linguística Textual conforme Marcuschi (2008) Koch (2004, 2017), Koch e Travaglia (2011), Koch e Elias (2014), pressupostos de Interacionismo Sociodiscursivo, de acordo com Bronckart (1999, 2006, 2009) e Bakhtin (2003), além de estudos referentes às estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Para embasamento da metodologia interventiva foram adotadas as estratégias de leitura propostas por Solé (1998), e atividades práticas de leitura de tirinhas, conforme teorização de Ramos (2017), associada às estratégias de leitura de hipertextos baseada na abordagem de Davies (1995). A hipótese é de que através de atividades direcionadas por meio da leitura de tirinhas impressas (veiculadas nas revistas da Turma da Mônica) e digitais (utilizando um software de criação e leitura de quadrinhos), os alunos desenvolveriam habilidades ainda não consolidadas no que diz respeito à competência leitora. O delineamento foi qualitativo, nos moldes da pesquisa-ação. As atividades foram direcionadas em cinco ações interventivas: quatro ações com tirinhas em suporte impresso e a última em suporte digital. Constatou-se que os efeitos foram bastante positivos. Houve participação efetiva e desenvolvimento da competência leitora.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/458
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