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Título: Modalização e argumentatividade: uma abordagem sociointeracionista na produção de crônicas
Autor(es): Queiroz, Elizete de Souza Macêdo
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Oliveira, Ramony Maria da Silva
Palavras-chave: Modalização e argumentatividade;Estratégias de leitura e escrita;Interacionismo
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 8-Mar-2018
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental tem como objetivo prioritário o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita. No entanto, foi possível averiguar, na prática docente, que os alunos apresentam sérios problemas de escrita, principalmente quanto ao uso de recursos de modalização e de argumentatividade. Diante disso, esta pesquisa pretendeu verificar as contribuições do desenvolvimento de uma proposta interventiva que contemplou atividades de leitura, análise e produção textual, abordadas na perspectiva interacionista, via estratégias de leitura, visando propiciar aos sujeitos a aquisição da habilidade de usar esses recursos na escrita. A hipótese foi de que atividades de leitura e de escrita, trabalhadas de forma interativa, por meio de estratégias de leitura, oportunizavam o uso de recursos de modalização e argumentatividade na produção escrita de crônicas. Dessa forma, buscou-se responder se essas atividades propiciam o desenvolvimento dessa habilidade na produção desse gênero. Para fundamentar a proposta, foram realizados estudos sobre modalização e argumentatividade, ancorados, entre outras, nas teorias de Ducrot (1977, 1981 e 1987) e Koch (2000, 2011 e 2015) sobre os pressupostos do interacionismo e suas contribuições para o letramento na visão de Vygotsky (1991), Bakhtin (2011) e Bronckart (2012), sobre os gêneros textuais à luz da teoria de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008) e sobre as estratégias de leitura e escrita na visão de Solé (1998), Koch (2005) e Koch e Elias (2015 e 2016). A metodologia consistiu em uma pesquisa-ação de cunho qualitativo. Os dados para sistematizar as dificuldades dos sujeitos foram obtidos através de um questionário que objetivou analisar o perfil do leitor/escritor e um teste de produção textual para demonstrar os problemas quanto ao uso dos referidos recursos na escrita. À vista dos dados, foi elaborado um plano de ação contemplando o desenvolvimento de aulas interativas de leitura, análise e produção textual. Os dados da intervenção foram coletados por meio da observação participante, anotados em diário de campo e descritos posteriormente. A análise dos resultados mostrou que essas aulas contribuíram de forma eficaz para propiciar aos sujeitos a aquisição da habilidade de usar os recursos de modalização e argumentatividade, possibilitando, assim, a melhoria do nível de escrita. Espera-se que esta pesquisa tenha contribuído não só para a melhoria da competência escritora dos alunos, mas também para despertar reflexões e mudanças na prática pedagógica de outros professores.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/477
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