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Título: Livros são viagens, contos são bilhetes de partida: a literatura fantástica em sala de aula
Autor(es): Martins, Luciana Patrício Duarte
Orientador(ra): Oliveira, Ilca Vieira de
Membro(s) Banca: Balbino, Evaldo
Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio
Palavras-chave: narrativa fantástica;conto;Machado de Assis;Edgard Allan Poe;Lewis Carroll;James Bobin e ensino de literatura
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 31-Mai-2019
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma proposta de intervenção com o intuito de melhorar as competências leitoras dos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. A proposta de intervenção do presente projeto foi de proporcionar aos alunos o contato com a literatura a partir dos contos “O retrato oval”, de Edgar Allan Poe e “O espelho”, de Machado de Assis; e do filme Alice através do espelho, dirigido por James Bobin. A partir da correlação entre as obras citadas, buscaram-se desenvolver práticas de ensino-aprendizagem que possibilitassem o interesse e desenvolvessem o senso crítico dos discentes. A abordagem metodológica do projeto estava centrada na pesquisa-ação, e a base teórica está alicerçada nos estudos de Magda Soares, Roxane Rojo, Vincent Jouve, Teresa Colomer, Lígia Cademaroti, Harold Bloom, Leila Perrone-Moisés, Antônio Candido, Isabel Solé, Nádia Battella Gotlib, Charles Kiefer, Tzvetan Todorov e Ana Luiza Camarani. A intervenção foi executada a partir do modelo desenhado por Rildo Cosson (2012), cujas etapas foram: motivação, introdução, leitura e pósleitura. A proposta realizada baseou-se na dificuldade apresentada pelos alunos em praticar a leitura de modo prazeroso. Apresentamos a leitura literária por meio dos contos que seriam o “passaporte” para a leitura de obras maiores. Através das observações registradas ao longo das aulas, foi possível perceber que os discentes se interessam pela leitura desde que sejam utilizados recursos e metodologias que tornem as aulas mais atraentes. Sendo assim, a proposta de intervenção demonstrou que o letramento literário é fundamental para o desenvolvimento da formação leitora do aluno e que, para isso ocorrer, o professor precisa lançar mão de todos os meios possíveis. A intervenção realizada ofertou aos alunos a oportunidade de conhecer mais sobre o gênero conto e de desenvolver maior interesse pela literatura, além da oportunidade de exercitar a criatividade escrevendo seus próprios contos e produzindo histórias em quadrinhos (HQs).
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/481
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