Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/498
Título: | Literatura na escola: práticas de letramento literário na formação de leitores do ensino fundamental |
Autor(es): | Ferreira, Ducinéia Cardoso |
Orientador(ra): | Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio |
Membro(s) Banca: | Biella, João Carlos Silva, Alba Valéria Niza |
Palavras-chave: | Literatura;letramento literário;Formação de leitores. |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 14-Ago-2015 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma investigação sobre o processo de formação de leitores literários no Ensino Fundamental, ao propor situações de leitura pautadas no letramento literário, observando, também, o grau de recepção dos alunos com as atividades desenvolvidas na sala de aula. Sendo assim, esta dissertação teve como objetivo principal discutir a prática da literatura infantojuvenil com foco nas contribuições do letramento literário, ao levar em consideração que a leitura literária precisa estar pautada em práticas de leitura que fomentem a formação do aluno/leitor. Pretendeu-se, com esta pesquisa, oferecer uma discussão relevante sobre o tema, pautada em autores como Kleiman (2008), Cosson (2012), que discute a prática do letramento literário na escola, a ampliação e estímulo da leitura; Paulino (2008), além de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) de Língua Portuguesa, entre outros autores que reforçam a necessidade das práticas de letramento literário como ferramenta necessária para a efetiva formação do leitor. O estudo proposto foi de natureza qualitativa, fundamentada na pesquisa etnográfica e pesquisa-ação, desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo envolveu a aplicação de atividades pautadas no modelo de sequência básica proposto por Rildo Cosson (2012), que compreende as etapas da motivação, introdução, leitura e pós-leitura. A proposta apresentada convidou à reflexão acerca dos desafios e possibilidades de trabalho com o texto literário na escola, sobretudo, na perspectiva do letramento literário, que tem como principal finalidade a formação do leitor proficiente. Durante a intervenção, realizada a partir da proposição de leitura com contos fantásticos, foi possível gerar subsídios que respondem aos questionamentos da pesquisa. Por meio de observações das aulas de literatura, foi possível compreender como se dão as possibilidades de letramento literário e de que maneira os alunos recepcionam as leituras propostas. Assim, a proposta de intervenção constatou que o letramento literário se torna fulcral para o desenvolvimento da formação leitora do aluno, sendo a tarefa central no trabalho com a literatura no ambiente escolar. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/498 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ducineia Cardoso-Literatura na escola, 2015.pdf | Literatura na escola: práticas de letramento literário na formação de leitores do ensino fundamental | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.