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Título: A Geografia do comércio: a produção do espaço urbano a partir de redes de supermercados em Montes Claros – MG
Autor(es): Oliveira, Laysa Camilla Brant
Orientador(ra): Pereira, Anete Marília
Gomes, Pedro Ivo Jorge
Membro(s) Banca: -, -
Palavras-chave: Espaço urbano;Comércio;Supermercado;Montes Claros (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: Mai-2021
Resumo: O aumento do consumo, a procura e oferta de bens e serviços e os níveis de ocupação revelam que atividades econômicas como o comércio ocupam os territórios de forma dinâmica. A disseminação de supermercados que compõem redes na área urbana de Montes Claros - MG foi importante para análise espacial sobre empreendimentos advindos de outras regiões. Este trabalho objetivou analisar as alterações provocadas pelas redes de supermercados no espaço urbano de Montes Claros, considerando as interações intra e interurbanas. Em específico, foram discutidos o espaço urbano e suas transformações a partir da dinâmica econômica de Montes Claros; refletiu-se sobre as estratégias locacionais e as condicionantes espaciais para a instalação de supermercados de grandes redes do varejo e atacado; foi mapeada temporalmente a distribuição dos supermercados, para análise de possíveis transformações espaciais que possam ter ocorrido após a instalação dessas redes e foram discutidas as contribuições dos supermercados e hipermercados na organização do espaço urbano com ênfase na área onde se localizam. O caminho metodológico para elaboração desta pesquisa se dividiu em: pesquisa bibliográfica e documental; definição dos empreendimentos; coleta de dados; análise e sistematização dos resultados. Conclui-se que a presença desses supermercados em rede ocasionaram algumas transformações como: readequação de vias de acesso com a construção de obras (pontes, praças, criação de rotatórias, acesso secundário para entrada e saída de clientes desses supermercados); valorização de terrenos próximos a esses, aumento de construções residenciais, espaços de festa, hotéis etc. As áreas mais periféricas têm sido o foco desse crescimento urbano, visto que esses supermercados, principalmente na forma atacarejo, são mais comuns naquelas, onde os terrenos são maiores para sua instalação. E estar próximo a rodovias também possibilita de forma estratégica o atendimento a clientes locais de outras cidades – intra e interurbano. De fato, esse crescimento urbano após a instalação desses supermercados pode ser entendido como uma questão de comodidade, pois estar próximo a supermercados, farmácias, hospitais, entre outros tipos de comércio, são fatores relevantes para a atração populacional.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/561
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