Navegando por Autor Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ou entre com as primeiras letras:  
Mostrando resultados 6 a 20 de 20 < Anterior 
Data do documentoTítuloAutor(es)
2016-11-28A leitura de gêneros textuais em uma perspectiva interacionista, via estratégias: contribuições teóricas e práticas para o ensinoCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Pimenta, Lóide Fernandes; Nepomuceno, Arlete Ribeiro; Teixeira, Gustavo Leal
2019-03-28A leitura no gênero notícia no facebookNepomuceno, Arlete Ribeiro; Lopes, Daniele Maciel; Meira, Ana Clara Gonçalves Alves de; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
2021Letramento acadêmico: estudo exploratório do letramento dos alunos do curso de exatas de uma instituição de ensino superior em Montes ClarosMachado, Cláudia Aparecida Ferreira; Santos, Rennê Flávio Lopes; Lacerda, Marcelo Miranda; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Santos, Francely Aparecida dos
2020-08-27Letramento jornalístico: a notícia na formação do aluno-cidadão críticoCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Maia, Monádia Alves Santana e; Mota, Maria Alice; Queiroz, Érica Karine Ramos
2020-06-25Letramentos: utilização de estratégias de leitura de gêneros textuais numa perspectiva interacionista para o desenvolvimento da proficiência leitora de uma amostra de alunos do ensino fundamental IICarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Silva, Daiane Gomes da; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
2018-03-05Letrar alfabetizando no ensino fundamental II: uma experiência com professoras de Língua PortuguesaCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Freire, Jeswesley Mendes; Nepomuceno, Arlete Ribeiro; Teixeira, Gustavo Leal
2018-04-10O lugar do gênero Tirinha em aulas de Língua Portuguesa na Educação BásicaCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Durães, Tamara Prates; Campos, Alex Sander Luiz; Barbosa, Liliane Pereira
2021Mapas conceituais na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores de Língua PortuguesaCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Almeida, Jucélia Bastos de; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
2018-03-08Modalização e argumentatividade: uma abordagem sociointeracionista na produção de crônicasCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Queiroz, Elizete de Souza Macêdo; Nepomuceno, Arlete Ribeiro; Oliveira, Ramony Maria da Silva
2015-08-17O papel da interatividade na escrita de textos entre alunos brasileiros e moçambicanos: estudo do gênero carta pessoalCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Braga, Edilson Moreira; Oliveira, Ramony Maria Silva Reis; Dias, Elaine Ferreira
2015-08-18Pausa protocolada na leitura: ensinando a fazer inferênciasMoraes, Carla Roselma Athayde; Fernandes, Vilma Luíza Ruas; Queiroz, Érica karine Ramos; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
2021-03Propostas de leitura crítica e compreensiva de crônicas para o Ensino FundamentalCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Fonseca, Maristela Gomes Coelho; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
2020-06-15As tirinhas da Mafalda como recurso didático para a formação leitora crítico-reflexiva de alunos do 9° ano do Ensino FundamentalCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Botelho, Luana Soares; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
2019-03-27Tirinhas na sala de aula: uma proposta de intervenção para o desenvolvimento da competência leitoraCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Vasconcelos, Cláudia Bahia Ribeiro.; Oliveira, Ramony Maria Silva Reis; Veloso, Geisa Magela
2015-08-11Uso de tecnologias digitais na escola: implicações em desenvolvimento de competências de leitura e escritaCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de; Santos, Marta Ester Brito; Oliveira, Ramony Maria Silva Reis de; Barbosa, Liliane Pereira